segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Bebé a bordo!

Em Portugal, os acidentes são a principal causa de morte na infância e os acidentes de viação são uma das causas mais comuns. No entanto sabe-se hoje que o transporte automóvel com o correto sistema de retenção pode evitar até 90%-95% lesões graves em caso de acidente, particularmente nos recém-nascidos.

Desde a primeira viagem, logo na saída da maternidade, que a cadeirinha de transporte, vulgarmente chamada de “ovinho”, é de utilização obrigatória segundo a lei portuguesa. Este sistema de retenção de crianças (SRC) é o único reúne as condições de segurança necessárias.

Que cadeira de transporte devo escolher?


Quando for a hora de escolher a cadeira de transporte ideal deve ter em conta que:

- A cadeira deve possuir a etiqueta “E”, que garante que esta cumpre os critérios de segurança para o transporte da criança;

- É importante verificar se os cintos de segurança do carro têm comprimento adequado à cadeira que escolheu;

- A cadeira deve ser leve e de fácil instalação e transporte.

Após a aquisição da cadeira e antes do bebé nascer deve experimentar como se apertam os cintos e como se prende a cadeira no carro por forma a garantir que não tem dúvidas com o seu funcionamento.

Como devo instalar a cadeira de transporte no carro?

A cadeira deverá ser colocada no banco traseiro, chegando o banco da frente o mais possível para a frente ou no banco da frente (com o airbag desativado), puxando o banco da frente para trás, afastando-o do tablier. O encosto do banco em que é colocada a cadeira deverá estar a 45o. Quando a cadeira é colocada no banco de trás opte pela posição atrás do banco do passageiro para que quando retirar o recém-nascido esteja do lado do passeio. A cadeira de transporte deverá estar voltada para trás idealmente até aos 3/4 anos uma vez que assim garante uma maior proteção da cabeça, pescoço e região dorsal.



Como devo colocar o meu bebé na cadeirinha?

Desde o primeiro dia que o recém-nascido deve ser transportado semi-sentado. Apesar de muitos pais dizerem “Parece que no ovinho fica todo enrolado, não parece nada confortável.” Sabemos que este é sem dúvida o método de transporte mais seguro. Muitas vezes perguntam “E nas alcofas não vai mais direitinho?”, nas alcofas ficam deitados é verdade, até parece mais confortável mas numa situação de embate os choques laterais são bem mais perigosos, sobretudo para o cérebro do bebé.

Quando chega o momento em que o vai colocar dentro da cadeirinha ou vai posá-la já com o bebé lá dentro, não se esqueça que deve escolher numa superfície estável para o fazer. O chão de preferência! Cadeiras, mesas, camas são de evitar uma vez com um movimento do bebé e na nossa distração de breve segundos, a cadeira move-se e rapidamente cai sem nos apercebermos.

O recém-nascido não tem maturidade suficiente para manter a cabeça estável e tende a pende-la para um dos lados. Atualmente muitas das cadeiras trazem um redutor ajustável ao tamanho do bebé mas quando ele é mais pequeno que o próprio redutor cabe aos pais tornar a cadeira de transporte mais confortável, estável e segura. Poderá colocar um rolinho feito com uma fralda de pano em torno da cabeça e outros dois rolos de cada lado do corpo do bebé ou um único que tenha o mesmo efeito. Quando o bebé é mesmo pequeno por vezes necessitamos de colocar algo por baixo para elevar a sua posição de forma a que os cintos fiquem bem colocados,  como se ilustra na imagem abaixo.


Quando sentar o bebé na cadeira lembre-se que este não deve estar enrolado na manta, coloque-o diretamente na cadeira para poder ajustar corretamente os cintos. Se desejar coloque apenas a manta por cima ou uma manta própria com os orifícios para a saída dos cintos que não compromete a segurança do bebé.

Os cintos da cadeira têm várias posições devendo sair do encosto ao nível dos ombros ou ligeiramente abaixo e devem ficar justos ao corpo do bebé, nem demasiado largos, nem demasiado apertados. O momento de mudar de cadeira ocorre quando o topo da cabeça do bebé ultrapassa o topo do encosto da cadeira, não sendo preocupante se as pernas ou os pés tocarem no banco, até porque eles mexem-se e encolhem-nas.
Relembramos que os sistemas de retenção como o "ovinho" apenas são indicados para o transporte, não são aconselhados para colocar o bebé a dormir.
Não deve retirar o bebé do “ovinho” caso o carro esteja em movimento, seja por que motivo for e nem que por breves instantes, pare o carro se necessário e resolva a situação em segurança. Em caso de embate todos os objetos que não estão devidamente fixos adquirem movimento e velocidade sendo projetados. Por este motivo, os sacos do bebé e malas devem ficar ou debaixo do banco ou no porta-bagagens. Não se esqueça que nem a mãe nem pai são um sistema de retenção seguro para o bebé, em viagem use sempre a cadeira de transporte adequada. Bebé a bordo em segurança.

★★  

2 comentários:

  1. Olá Mónica e Sigride,
    Disseram-me que o bebé (quando é pequenino) não deverá viajar durante mais de 2h no ovinho e que para viagens mais longas deverá usar a alcofa.
    Qual a vossa opinião?
    Depois da minha bebé nascer devemos ir ao Algarve ter com a família e demoramos cerca de 3h, pelo que gostaria de saber o que será mais seguro.
    Bj,
    Vanessa

    ResponderEliminar
  2. Olá Vanessa,

    Segundo a Direcção Geral de Saúde e a Sociedade Portuguesa de Pediatria a alcofa apenas é aconselhada em bebés com necessidades especiais pelo que deve optar pela cadeira 0 ou 0+, como é o caso do "ovinho". Como dissemos na publicação há maior risco de lesões cerebrais em caso de acidente se for transportado na alcofa.
    Caso o recém nascido durma durante a viagem não será necessário parar, mas provavelmente ele irá acordar e para o alimentar,trocar a fralda ou acalmar será necessário parar e tirá-lo da cadeira.

    Estamos disponíveis para esclarecer qualquer questão,
    Felicidades

    ★★

    ResponderEliminar